Ensino Fundamental I

Prontos para um mundo de possibilidades

Proposta Pedagógica

O Colégio, tendo como meta primordial a formação e informação integral do aluno e prepará-lo para um mundo globalizado, tanto nos aspectos do saber como no da consciência de cidadania e dos valores éticos e morais, apresenta um enfoque diferenciado na abordagem dos conteúdos programáticos. O conhecimento é interdisciplinar e global, portanto, à partir da integração das diferentes áreas da grade curricular, nosso objetivo é fazer com que o aluno perceba, com uma visão ampla, lúcida e crítica, a realidade em que vive. Procuramos assim, dar um significado ao seu aprendizado, estimulando sua criatividade, iniciativa e a pesquisa nos diversos segmentos.

À seguir, a Grade Curricular. Vale lembrar que o colégio, sempre em busca da excelência, foi pioneiro na introdução da Filosofia no Ensino Fundamental, como forma de resgatar valores éticos, morais e sociais. E mais: além do conteúdo regular da Base Nacional (lei 9394/96), o colégio desenvolve Projetos Especiais interdisciplinares.

Português – entendida como uma atividade, uma ação entre o homem e o mundo, o ensino da língua portuguesa institui o aluno como um ser capaz de participar da vida social, política e econômica do país como cidadão consciente e transformador da realidade.

Literatura – Trabalhada pela pedagoga responsável pela biblioteca, tem como foco incentivar o gosto pela leitura. A cada bimestre os alunos conhecem um novo autor através de leituras, pesquisas, trabalho e, se possível, pessoalmente.

Matemática – conhecimento relacionado à realidade sócio-cultural, tem sua ação pedagógica na resolução de problemas reais de situações matemáticas, no desenvolvimento do pensamento matemático, ao aplicar o raciocínio dedutivo e indutivo e na integração com as demais áreas do saber.

Ciências – saber atualizado das disciplinas que compõem a área: física, química, biologia, geologia e astronomia. Estudo das questões relativas à produção científico-tecnológica, interação ambiental e social e integração com demais áreas de conhecimento, possibilitando ao aluno uma visão crítica do mundo.

História – Discussão da temporalidade das experiências humanas, criando um diálogo entre o presente e o passado visando a compreensão da dinâmica de transformações, mudanças e continuidade.

Geografia – estudo do espaço geográfico natural e suas transformações e do construído pelos homens. Possibilitar aos alunos a percepção da apropriação, da transformação, do equilíbrio e da preservação do meio natural e social e, consequentemente, da relação sociedade-natureza.

Educação Física – trata a expressão corporal como linguagem. Jogos, dança, lutas e esportes em geral, compõem a cultura corporal, um conjunto de conhecimentos do corpo e das técnicas de movimento que, inseridos em um contexto sócio-cultural, oferecem possibilidades transformadoras.

Arte – História dos principais movimentos artísticos da humanidade, conhecimento de artistas renomados, apreciação e experimentações do fazer artístico em aulas de desenho, pintura e escultura.

Filosofia – Introduzida desde o 1º ano, retoma e discute os valores éticos.

Inglês – Inserido no currículo do 1º ao 9º ano, visa instigar a criança a conhecer outras culturas e linguagens. O trabalho é desenvolvido de forma que a criança aprenda de maneira agradável e natural, promovendo a aquisição de vocabulário através de contextos significativos. Além do livro adotado, são trabalhados Projetos de interesse dos alunos.

Informática – Ferramenta de estudo, através da qual os alunos pesquisam e aprofundam temas vistos em sala de aula e nos Projetos.

Música – compreendida como linguagem e conhecimento, é desenvolvida como forma de expressão e tem características próprias. Entre as atividades dos alunos, o canto, a dança e a banda na Fanfarra do Colégio.

Aprendizagem significativa além da alfabetização, Venha estudar conosco!!!

O sentimento de prosperidade vem a medida que sentimos que estamos fazendo o que precisa ser feito. Não é mesmo? Então, pra que deixar para depois o desenvolvimento educacional do seu filho?

Nos dias atuais, o investimento apenas no ensino médio ou faculdade pode trazer sérias consequências. A dificuldade de absorver conteúdos mais densos no futuro depende da progressão estratégica dos conhecimentos atuais. Por isso um ensino fundamental de qualidade é tão importante. Veja ainda nessa página como semear o futuro promissor de seu filho.



NOSSOS PROFESSORES

Professores comprometidos e qualificados



AMBIENTE ACOLHEDOR

Nossos alunos não são meros números



APRENDIZADO

Com atividades contextualizadas

Confira outros cursos: